Prevenção e recuperação de áreas queimadas

O projeto TERRAMATER

O ano de 2017 será lembrado pela enorme devastação ocorrida nas montanhas galegas e em extensas áreas do território português. O terrível mês de Outubro desse ano evidenciou a necessidade de unir os esforços dos dois países no sentido da gestão sustentável das áreas afetadas e a necessidade de fortalecer o intercâmbio de experiências realizadas em ambos os lados da fronteira. A colaboração Ibérica eficaz na luta contra os incêndios contribuirá para majorar esforços no combate a um problema que ocorre repetidamente e muito seriamente em ambos os países, especialmente na Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.

el proyecto terrameter
el proyecto terrameter

Objetivos:

O projeto Terramater: Medidas inovadoras de recuperação preventiva em áreas de queimadas tem como principal objetivo a recuperação das funções ambientais e produtivas das áreas queimadas, reduzindo as perdas de solo por erosão e aumentando a sua resiliência a novos episódios de incêndio. A melhoria das condições ecológicas nas áreas recuperadas visa, também, reduzir a ameaça de pragas nas massas florestais vizinhas. Isto será conseguido através da remediação do solo em áreas ardidas por aplicação de emendas corretivas preparadas “a la carte”; isto é, de acordo com o conhecimento aprofundado e local das condições ecológicas pós-incêndio e dos processos biogeoquímicos associados à recuperação e melhoria da qualidade dos solos afetados

Resultados esperados:

O projeto permitirá a criação de um sistema de alerta precoce e de um conjunto de procedimentos para definição de áreas críticas de risco de incêndio, com base numa rede de sensores e no desenvolvimento de curvas de secagem ( solo e vegetação).

A aplicação de corretivos no solo, previamente formulados e testados, levará a um aumento da matéria orgânica, promovendo a proteção e a melhoria da qualidade do solo, o que resultará numa oportunidade de restauro ecológico de áreas queimadas e consequente redução nas emissões de gases com efeito de estufa. Os corretivos aplicados ao solo incorporarão resíduos agropecuários que, de outra maneira, contribuiriam para as emissões de metano; por outro lado, a fração orgânica recalcitrante contida nestes corretivos comportar-se-á como sumidouro de carbono.

Espera-se que os manuais elaborados durante o projecto sirvam, tanto em Portugal como em Espanha, como base comum para a documentação normativa no domínio da cooperação transfronteiriça sobre a questão dos incêndios florestais.

el proyecto terrameter
el proyecto terrameter

Participantes:

  • Universidad de Santiago de Compostela, España (Coordinador)
  • Recursos y Valorización Ambiental, S.L.N.E, España
  • Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
  • Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
  • Universidade do Minho, Portugal
  • Coordinación científica: Profesor Felipe Macías Vasquez, Catedrático Emérito de Edafologia y Química Agrícola de la Universidad de Santiago de Compostela

Programa de financiamiento:

O projeto TERAMATER é um projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, com um orçamento global de 1,1 milhões de euros por 3 anos (até 30 / 20/0921).

el proyecto terrameter


AVISO LEGAL E TERMOS DE USO - POLÍTICA DE COOKIES

© 2019 TERRAMATER. ALL RIGHTS RESERVED