Prevenção e recuperação de áreas queimadas

Quem somos

O projeto TERRAMATER é gerido por uma equipa altamente qualificada, com experiência no desenvolvimento de projetos, sistemas e metodologias inovadores no tratamento ambiental de ecosistemas.

O consórcio é formado por:

USC (Universidade de Santiago de Compostela) . – O grupo da USC trabalha, desde há muitos anos, no projeto e aplicação de diferentes técnicas de recuperação de solos é águas contaminadas, em grande medida baseadas na valorização de resíduos. Neste projeto, toda a experiência adquirida se aplicará ao estudo de um dos maiores problemas ambientais que a Comunidade Galega e o norte de Portugal têm enfrentado nos últimos anos, os incêndios florestais. A USC pode contribuir não só investigando as melhores técnicas para o estudo e recuperação de solos queimados, mas também fornecendo soluções e medidas de prevenção a longo prazo.


Recursos y Valorización Ambiental, S. L. empresa galega que em colaboração com o Laboratório de Tecnologia Ambiental da Universidade de Santiago de Compostela, LTA-USC, tem projetado Tecnosolos, utilizados como emendas, na Mina de Touro e para as empresas vitivinícolas de Pazo de Señorans e Santiago Ruiz. O objetivo da sua participação neste projeto é, em conjunto com o LTA-USC, a concepção, formulação e elaboração de novas emendas e fertilizantes adequados para a rápida recuperação de solos queimados em incêndios de alta intensidade.


ISEP/P Porto – GRAQ – REQUIMTE/LAQV – O Grupo de Reações e Análises Químicas do Instituto Superior de Engenharia do Porto, membro do REQUIMTE (www.requimte.pt) desenvolve sua atividade na área da quimica ambiental, designadamente na monitorização de metais pesados e poluentes orgânicos em água, solos e sedimentos. Possuindo elevada competência nestes campos, o GRAQ utiliza métodos analíticos de referência e desenvolve novas metodologias para análise base nos princípios de química verde e de sustentabilidade ambiental e económica. Vários dos seus investigadores desenvolveram seu doutoramento na área de remediação de solos e águas e o grupo de investigação já liderou vários projetos científicos em que as nanotecnologias de remediação do solo foram desenvolvidas e implementadas.


IPB – Instituto Politécnico de Braganca – O IPB tem capacidade técnica relevante na área temática específica deste projeto. Possui um amplo conjunto de profissionais que inclui docentes e técnicos que possuem alto nível de formação, reconhecível pelo elevado número de Doutores e Técnicos especializados. O grupo desenvolve investigação na temática dos impactos dos incêndios nos processos do solo e na recuperação de áreas queimadas, trabalhando com experimentação, modelação e cartografia.


UM – Universidade do Minho – o grupo de trabalho da Universidade do Minho faz parte de um centro de investigação multi institucional que integra a Universidade do Minho, a Universidade do Porto e a Universidade de Évora, denominado como Instituto de Ciênciad da Terra (TIC), no qual o estudo dos solos em condições extremas e em contexto das alterações climáticas, é um dos principais vetores. A equipa conta com investigadores com vasta experiência no campo da mineralogia no campo dos sistemas de superfície, incluindo sistemas perturbados por ações humanas.



AVISO LEGAL E TERMOS DE USO - POLÍTICA DE COOKIES

© 2019 TERRAMATER. ALL RIGHTS RESERVED